sexta-feira, 25 de março de 2011

EU VOU VESTIR UMA PEÇA AZUL - UM DIA PELO AUTISMO

Retirado do Facebook e criado por Marta Caseirito:

"Vou vestir uma peça de roupa azul - um dia pelo autismo

"No dia 2 de Abril assinala-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. A data, instituída pela ONU em 2007, pretende ser um marco na sensibilização e na homenagem a todas as pessoas e respectivas famílias que todos os dias vivem esta realidade, enfrentando geralmente muitas dificuldades e discriminações.

Um dia pelo autismo.... vamos vestir todos uma peça de roupa azul!"


terça-feira, 22 de março de 2011

O IMPORTANTE É...

Termos feito sempre aquilo que gostávamos...

Artur Agostinho

Até sempre...

domingo, 20 de março de 2011

MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.


Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança:
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem (se algum houve) as saudades.


O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.


E afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto,
Que não se muda já como soía.


Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"





quinta-feira, 17 de março de 2011

sábado, 12 de março de 2011

MARÇO DE 2011 - MANIFESTO GERAÇÕES À RASCA

Maio de 1969, manifestavam-se os estudantes.
Março de 2011 manisfestam-se as gerações à rasca, por outras palavras saem à rua avós, pais e filhos. Ou seja, fazem-se ouvir reformados, trabalhadores por conta de outrém, trabalhadores independentes, trabalhadores, que aparentemente independentes, mais não são que trabalhadores por conta de outrém (ai, como é que chamam a este mecanismo? ah, pois os falsos recibos verdes!) e estudantes.
O povo português sente-se revoltado e não são, apenas, tal como já li, os pais que abdicam de tudo para darem aos filhos uma vida sumptuosa e que os transformam em jovens sem capacidade de lutar contra as adversidades da vida. Não! Todos nos sentimos revoltados, os reformados vêem as suas pensões congeladas, muitas delas não ultrapassam os 200, 300,00 Euros mensais, os despedimentos são cada vez em maior número, as medidas laborais a aplicar são duras, os recibos verdes são precários, sempre foram, é difícil conseguir um empréstimo tendo por base estes últimos, os jovens vêem-se obrigados a emigrar, deixando para trás as suas raízes e a sua família, por isso os seus pais também choram. Só quem nunca emigrou ou não teve na família quem o fizesse para sustentar o agregado familiar é que encara o êxodo de Portugal de leve ânimo.
Note-se que uma coisa é ser cidadão do mundo e ir para os Estados Unidos da América trabalhar por que se quer, porque se vai aperfeiçoar em determinada área, outra bem diferente é ter de trabalhar na Alemanha, pois o ser humano tem o hábito de se alimentar e tem de alimentar a família, que por acaso também come e precisa de um lugar para morar.
Porém, é esta a realidade portuguesa, cada vez mais precária, cada vez mais áustera para a maioria das classes, cada vez mais dividida entre pobres e ricos!
Se mais nada conseguirmos fazer, pelo menos mostremo-nos indignadados e façamo-nos ouvir!

terça-feira, 8 de março de 2011

FESTIVAL DA EUROVISÃO 2011



É certo que vivemos em democracia, é certo que a liberdade de expressão é um direito conquistado, mas ter bom senso é uma qualidade inigualável, já diziam os nossos antepassados.
Ora, se noutros tempos nos custou a ganhar um voto que fosse, actualmente temo que não deixem sequer o grupo sair do aeroporto!
Se a intenção é fazer música de intervenção, ainda há muito, mas mesmo muito para aprender e com toda a certeza que não é actuando como "palhaços" que irão movimentar massas ou conquistar seja o que for.
De qualquer forma, ganharam de uma forma justa, ganharam pois obtiveram os votos dos cidadãos. Isso entristece-me, pois quem somos nós protugueses? É isto que queremos mostrar ao mundo? É desta forma que nos queremos fazer ouvir? Nós que temos tantas coisas boas e bonitas que nos enaltecem!!!

A DETERMINAÇÃO E A CORAGEM DE UMA MENINA QUE SÓ QUERIA QUE FOSSE FEITA JUSTIÇA

segunda-feira, 7 de março de 2011

A ORIGEM DO CARNAVAL



"A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual."


in WikipédiA, A enciclopédia livre

domingo, 6 de março de 2011

ANTIGAMENTE ERA O PEÃO AGORA SÃO OS BEYBLADES... e estes até têm nomes!



Beyblade Pegasus


 Beyblade Phoenix



O Tradicional Peão

PROVÉRBIO SENEGALÊS

"Quando não sabes para onde vais, pára eolha de onde vens."

terça-feira, 1 de março de 2011

QUEM DIZ O QUE QUER...

ouve o que não gosta! Já diz o provérbio...