Autor desconhecido
domingo, 27 de setembro de 2020
MINUTOS DE SABEDORIA #12
segunda-feira, 21 de setembro de 2020
DISTÂNCIA NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA, PORÉM AUSÊNCIA PRESSUPÕE SEMPRE DISTÂNCIA
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
MINUTOS DE SABEDORIA #11
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
DE SONHO TAMBÉM SE VIVE
📷 Google Imagens
Lembro-me de ter 15, 16, 17 anos e de querer mudar o mundo. Pensava numa sociedade sem desigualdade, num mundo sem fome e com menos sofrimento, sonhava com uma igual distribuição de riqueza, onde todos pudéssemos viver e ter acesso às mesmas oportunidades.
É óbvio que tinha a noção que esta mudança, além de difícil, não seria num estalar de dedos, mas não importava, esforçar-me-ia por um mundo melhor! Comecei por ajudar pessoas que estavam próximo e com o tempo fui procurando instituições através da ou das quais podia ajudar quer os ser humanos quer os seres animais não racionais.
Foram anos de constante procura, ajuda e desilusões... E, embora estas últimas não me apagassem os meus ideais, acabavam por me ensombrar com alguma frustração e tristeza.
Assim, sem nunca deixar de ajudar, com o tempo percebi que não posso mudar o mundo sozinha, muito menos obrigar os outros a seguirem os meus sonhos e ideais.
Desta forma, mudei o paradigma e segui o caminho para os meus sonhos mais só, não digo só pois existem outros que comungam dos mesmos ideais, mais consciente que a mudança no mundo se faz também através da mudança de mentalidades que só se consegue com sensibilização e educação para valores como o respeito pelo próximo e pelas outras formas de vida, como a solidariedade, a honestidade, a lealdade e, sobretudo, a verdade.
Actualmente, já com uns anos de distância da minha adolescência, continuo a ajudar o próximo, ouvindo, resolvendo questões que me colocam, lutando pelos seus direitos, liberdades e garantias, continuo a ajudar animais não racionais, continuo a sonhar com mudar "mundos".
Já não sonho de uma forma global com mudar o MUNDO, mas vou sonhando e tentando mudar e melhorar vidas, que são o mundo de cada um e o meu.
Um dia, em que me sentia desanimada, um Amigo que já partiu disse-me "imagina que o mundo é um muro gigante, não o consegues construir por inteiro sozinha, mas se colocares um tijolo já ajudaste a erguê-lo, já conseguiste fazer a diferença."
Assim, com esta pequena analogia lá vou continuando o meu caminho, sem abandonar o que mais gosto de fazer e tentando sempre alcançar os meus ideais, sem abandonar a minha essência, pois de sonho também se vive.
Tânia



