terça-feira, 20 de abril de 2010

DIA DO TURISTA

"Vá para fora, cá dentro".  

Eis algumas sugestões:


VILA REAL
Palácio de Mateus

MONÇÃO
Palácio da Brejoeira

ÉVORA
Praça do Giraldo

SÃO PEDRO DE MOEL

MIRANDA DO DOURO
Barragem de Miranda do Douro

VIDAGO
Vidago Palace

SINTRA
Palácio da Pena

GERÊS
Peneda do Gerês

VILA VIÇOSA
Palácio Ducal

segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

O leãozinho - caetano veloso

ANIMAIS, AMIGOS E PROTECTORES

Apetece-me falar sobre animais, espalhar por esse mundo fora que eles são verdadeiramente nossos amigos, que eles nos fazem companhia quando estamos sós, que nos salvam muitas vezes dos perigos, que estão sempre lá, que nunca nos abandonam.
Por favor, não os abandone também! Saiba que se invertessemos os lugares, o seu animal não o abandonaria, porque instintivamente ele sabe que o que "dói não é a distância, mas a ausência".

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO



Nomeada, em 1990, a primeira Artista Associada da National Gallery em Londres, Paula Rego apresenta-nos na colecção da Casa das Histórias um universo artístico sensível a narrativas, visualizações, acontecimentos e temas fruto de apresentações e reflexões que influenciaram a artista ao longo dos anos.
Obras sugestivas, cronologicamente expostas, as quais não deixam indiferente o ser mais leigo em termos artísticos.
E para quem gosta de sair com um postal ou um livro, não há como passar pela livraria da Casa das Histórias onde além de uma ampla apresentação literária, comporta alguns objectos que nos fazem lembrar a nossa infância, não deixando de parte um merchandinsing Paula Rego composto por velas aromáticas, objectos de cerâmica, chocolates, postais, etc.



sexta-feira, 9 de abril de 2010

NÃO CONSIGO FAZER NADA NO BLOG...

Queria partilhar convosco uma música que me dá muita energia, não consigo! Depois queria adicionar às outras conversas interessantes mais um blog, não consigo! Ora se conseguir publicar esta mensagem, deve ser algo de extraordinário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

DIA DA ARTRITE REUMATÓIDE

Informação retirada do Portal da Saúde - http://www.portaldasaude.pt/:

"O que é a artrite reumatóide?
É uma doença reumática inflamatória crónica de etiologia desconhecida.

Ocorre em todas as idades e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e habitualmente crónico das estruturas articulares e periarticulares. Pode, contudo, afectar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistémicas.

Quando não tratada precoce e correctamente, a artrite reumatóide acarreta, em geral, graves consequências para os doentes, traduzidas em incapacidade funcional e para o trabalho.

Tem elevada comorbilidade e mortalidade acrescida em relação à população em geral.

Quais são os factores de risco?
Género - as mulheres são frequentemente mais afectadas (quatro mulheres para um homem);
Idade - é, sobretudo, uma doença dos adultos jovens e das mulheres pós-menopáusicas;
Historial de doença e vacinação - esporadicamente, surgem casos de artrite depois de infecções por parvovírus e vírus da rubéola ou vacinações para a rubéola, tétano, hepatite B e influenza.

Quais são as formas de prevenção?
Entre os factores de protecção sugeridos destacam-se a gravidez, o uso de contraceptivos orais e a ingestão moderada de álcool.

O diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que esta doença, diagnosticada nos primeiros três a seis meses do seu curso clínico e tratada correctamente, tem grandes probabilidades de não evoluir para a incapacidade funcional para o trabalho, diminuir a comorbilidade e não reduzir a esperança média de vida.

Não podemos evitar o surgimento da doença. A prevenção destina-se, fundamentalmente, a diminuir a gravidade da doença, de forma a reduzir a incapacidade funcional e a melhorar a qualidade de vida.

Como se diagnostica?
O diagnóstico precoce é feito com base na verificação de:
Tumefacção de três ou mais articulações;
Envolvimento das articulações metacarpofalângicas e/ou metatarsofalângicas;
Rigidez matinal superior a trinta minutos;
Simetria do envolvimento articular.

Não basta fazer exames laboratoriais e radiografias para estabelecer o diagnóstico. É necessário realizar outros exames, como a cintigrafia, a ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear, pois são estes que revelam sinovite (inflamação da membrana sinovial) ao termo de apenas algumas semanas.

Como se trata?
Nos últimos 15 anos, o tratamento da artrite reumatóide evoluiu significativamente, em consequência da avaliação da actividade inflamatória, do conhecimento dos factores de pior prognóstico, do uso precoce de fármacos anti-reumáticos de acção lenta, do aparecimento de terapêutica combinada e, mais recentemente, da terapêutica biológica.

Os doentes com artrite reumatóide devem ser acompanhados por um médico reumatologista.

Para saber mais, consulte:

Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide"

domingo, 4 de abril de 2010

sexta-feira, 2 de abril de 2010

PARA QUEM ACREDITA NA CORAGEM...

Não acredito na Esperança, sempre que penso nela é porque algo de mau está em vias de acontecer e por norma acontece.
Acredito na Coragem de fazermos, de pensarmos, de nos expressarmos livremente, ou seja, "amem-me, odeiem-me, mas não me ignorem"
E porque só não muda de ideias quem as não a tem, tal como afirmou Hipátia de Alexandria "Mais vale pensar de forma errada do que não pensar."