domingo, 29 de agosto de 2010

GASTRONOMIAS

Não me considero nem uma ignorante nem uma sábia gastronómica, mas já comi em alguns países as suas especialidades e experimentei no nosso as de outros.
Ora, aqui na vizinha Espanha não dá para fugir aos fritos, mas pronto lá se comem... na Roménia come-se pouco, mas naturalmente bem, aliás têm uns pastelinhos que o povo romeno costuma almoçar que, na minha modesta opinião, são uma delícia... em França podemos começar com uma simples salada, uma baguete ou um delicioso crepe e acabar num sofisticado restaurante, com pratos elaborados mas muito comestíveis e de chorar por mais...
Porém, sendo as minhas viagens mais por Portugal, das quais eu muito me orgulho, sente-se um verdadeiro sabor de Norte a Sul! Se não são os doces são os salgados, se não são os pratos ligeiros são os mais fortes, é o nosso cozido, a feijoada, as migas, o bacalhau cozinhado de todas as maneiras possíveis e imaginárias, a posta à mirandesa, o arroz de marisco, mais nas zonas piscatórias, os ovos moles, o arroz doce, a aletria, os bilharacos, eu sei lá, são tantos os sabores que me perco... e só de falar deles a fome já espreita.
Bem, como sou uma curiosa, vou também experimentando outros paladares nos restaurantes de comida estrangeira em Portugal. Assim sendo, comecemos pela italiana, apelativa; de seguida e correndo para a Índia, picante, muito picante; dando um salto até ao continente americano mais propriamente ao Brasil, é comestível; voltando à Ásia, não me posso esquecer dos restaurantes chineses que proliferam em qualquer localidade do nosso país,  fazem uns crepes bons e umas misturas que por vezes são saborosas e de novo chegados à Europa a comida belga, apetecível e apaladada.
Agora, por favor, eu sei que está na moda, pode ser muito saudável, mas não me façam comer comida japonesa, eu não consigo voltar a fazê-lo, foi uma experiência aterradora... tenho a certeza que estava tudo muito bem cozinhado, que o restaurante é muito higiénico, mas não eu não consigo!
Portanto, é natural que me tenha esquecido de enunciar mais alguma experiência gastronómica, todavia com toda a certeza que foi melhor que a da comida japonesa.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ESTOU FARTINHA DE AGOSTO!

Agosto, cheira a férias... o problema é que nem todos vamos de férias. Há pessoas que ficam a trabalhar e gozam as suas férias, quando podem, quando o trabalho lhes permite. Mas, no entretanto, 80% dos portugueses foram de férias e deixaram os outros 20% a trabalhar. Ora, acontece que se nós queremos algo ou necessitamos de algum serviço, especialmente se for do domínio da função pública, ouvimos a seguinte frase "pedimos imensa desculpa por demorar mais tempo, mas sabe o meu colega foi de férias e sozinho não consigo fazer tudo..." Claro que não consegue, ninguém tem 20 braços, eu compreendo, mas tem tudo de ir de férias na mesma altura?
Eu não sou contra o direito a férias, muito pelo contrário, são necessárias e têm por função restabelecer as energias do trabalhador. Agora, não é preciso a maior parte da população tirar férias em Agosto!
Os pais, eu até compreendo, afinal em Setembro começam as aulas e é normal que os progenitores gostem de estar algum tempo com as sua crias. No entanto, as outras pessoas podem também tirar em Julho, o tempo já está bom para a praia, as noites já são quentes, enfim já podem gozar os prazeres do Verão.
Pronto, também sei que por vezes os trabalhadores estão limitados a acordos e imposições da entidade patronal e aqui já não critico nada, pois pela maneira como anda a procura de emprego, quem o tem deve segurá-lo da melhor maneira que pode.
Enfim, eu sei são uma série de condicionalismos... mas, inconformada, pergunto têm todos de ir de férias em Agosto?

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

EM TEMPO DE "AMORES DE VERÃO FICAM ENTERRADOS NA AREIA"..

... eis que me surge a temática do primeiro amor, enquanto estava sentada numa esplanada à sombra de um sol tórrido.
Eu que não sou muito dada a estes temas, acabei por concordar com um extracto do livro Os Meus Problemas, Miguel Sousa Tavares, numa reportagem escrita por Clara Soares numa revista feminina portuguesa, o qual passo a transcrever:
"O primeiro amor sofre-se principalmente por não continuar. Anos mais tarde, ainda se sonha retomá-lo, reconquistá-lo, acrescentar um último capítulo mais feliz ou mais arrumado. Mas não pode ser (...) Depois do primeiro amor, morre-se e quando se renasce há uma ressaca (...) É por ser sustentável e irrepetível que o primeiro amor não se esquece."

A TODOS OS BOMBEIROS DESTE PAÍS E DE OUTROS...

... que todos os anos combatem as chamas devoradoras de florestas e zonas habitacionais, um GRANDE OBRIGADA!
A verdade é só uma, se não forem estes Senhores e Senhoras, que sem medo ou com algum, mas com muita coragem combatem e enfrentam chamas infernais, expondo a sua vida por todos nós, um dia destes acordamos e não temos área verde.
Os Bombeiros em qualquer parte do mundo são, tal como outras pessoas, heróis anónimos, que fazem com que este planeta ainda seja habitável e com que muitos nossos familiares ainda sejam vivos. Enfrentando chamas, correndo para assistir feridos de acidentes ou quem está a sofrer um enfarte são pessoas da maior importância sem as quais não podemos viver.
Neste momento em que Portugal tem vários fogos activos, lá estão os nossos Bombeiros, exaustos, quase sem forças físicas, mas com uma enorme vontade de exterminar as chamas destruidoras da vida.
Por isso, aqui fica este pequeno texto, como homenagem e como reflexo da consideração que a autora deste blog tem por estes Senhores.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010