Não me considero nem uma ignorante nem uma sábia gastronómica, mas já comi em alguns países as suas especialidades e experimentei no nosso as de outros.
Ora, aqui na vizinha Espanha não dá para fugir aos fritos, mas pronto lá se comem... na Roménia come-se pouco, mas naturalmente bem, aliás têm uns pastelinhos que o povo romeno costuma almoçar que, na minha modesta opinião, são uma delícia... em França podemos começar com uma simples salada, uma baguete ou um delicioso crepe e acabar num sofisticado restaurante, com pratos elaborados mas muito comestíveis e de chorar por mais...
Porém, sendo as minhas viagens mais por Portugal, das quais eu muito me orgulho, sente-se um verdadeiro sabor de Norte a Sul! Se não são os doces são os salgados, se não são os pratos ligeiros são os mais fortes, é o nosso cozido, a feijoada, as migas, o bacalhau cozinhado de todas as maneiras possíveis e imaginárias, a posta à mirandesa, o arroz de marisco, mais nas zonas piscatórias, os ovos moles, o arroz doce, a aletria, os bilharacos, eu sei lá, são tantos os sabores que me perco... e só de falar deles a fome já espreita.
Bem, como sou uma curiosa, vou também experimentando outros paladares nos restaurantes de comida estrangeira em Portugal. Assim sendo, comecemos pela italiana, apelativa; de seguida e correndo para a Índia, picante, muito picante; dando um salto até ao continente americano mais propriamente ao Brasil, é comestível; voltando à Ásia, não me posso esquecer dos restaurantes chineses que proliferam em qualquer localidade do nosso país, fazem uns crepes bons e umas misturas que por vezes são saborosas e de novo chegados à Europa a comida belga, apetecível e apaladada.
Agora, por favor, eu sei que está na moda, pode ser muito saudável, mas não me façam comer comida japonesa, eu não consigo voltar a fazê-lo, foi uma experiência aterradora... tenho a certeza que estava tudo muito bem cozinhado, que o restaurante é muito higiénico, mas não eu não consigo!
Portanto, é natural que me tenha esquecido de enunciar mais alguma experiência gastronómica, todavia com toda a certeza que foi melhor que a da comida japonesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário