segunda-feira, 28 de setembro de 2009

JUSTIÇA!

Apesar dos comentários depreciativos ao nosso país que se ouvem por aqui e por ali, sempre defendi Portugal e os seus cidadãos, dando exemplos de situações em nações vizinhas que comparadas connosco nos elevam a seres humanos civilizados.
Porém, hoje, se não ficaram abaladas, as minhas convicções ou melhor as suas estruturas, estremeceram de forma aterradora, ao saber que um Ilustre Colega de profissão foi baleado no seu escritório com dois tiros na cabeça, porque tal como todas as pessoas se encontrava no exercício da sua profissão.
Ora bem, não me venham dizer "no país Basco é complicado ser juiz, advogado, etc.", nem que em Itália "é extremamente perigoso pertencer ao sector da Justiça ou às forças policiais pois a máfia está em todo o lado."
Não, não acredito mais nisso, porque de facto quando recebi a notícia de tal crime, além de chocada, a única coisa que me surgiu foi que chegámos ao terceiro mundo...
Tal como todos os colegas, espero que se faça aquilo por que todos lutamos, JUSTIÇA!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nunca se deve fazer uma pergunta...

Quando não se está preparado para ouvir a resposta.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ninguém pode dar o que não conhece, mas pode sempre surpreender

Se há lição que aprendi entre ontem e hoje é que ninguém pode dar o que não conhece, mas que mesmo sem saber nos pode surpreender de uma forma positiva.
Alguém que nunca recebeu afecto, não o vai dar a outra pessoa;
Alguém que nunca foi amado, não vai saber amar;
Alguém para quem o mundo foi cruel desde a infância, provavelmente, vai ser uma pessoa dura e fria, para quem o lado emocional é uma realidade inexistente.
Todavia, por vezes, sem dar conta, face a uma "dor" ainda que alheia, deixa cair o gelo, que se quebra em pequenos pedaços de carinho, e mostra-se presente quando precisamos dela.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro de 2001, O Dia em que o Mundo Mudou

Há muito tempo que já se falava nos termos "aldeia Global", "globalização", mas cada um de nós nunca tinha sentido tão perto tal realidade. Neste dia percebemos que o mundo não se dividia em América, Europa, Arábia, Ásia ou outra divisão que queiramos dar. Na realidade, percebemos que somos um só, que de perto ou mais distante conheciamos alguém que trabalhava nas Torres Gémeas ou que conheciamos alguém que conhecia e para sempre lá ficou, percebemos finalmente que ninguém está a salvo do terrorismo.
Por mim, ainda hoje, sempre que vejo imagens deste trágico dia, choro e lembro-me de ter chorado muito há 8 anos atrás...
Sei que não ajudarei muito, mas presto aqui Homenagem a todos os que perderam a vida no 11 de Setembro de 2001, estando solidária com todas as suas famílias, não conseguindo sequer imaginar a dor que ainda hoje sentem e para sempre sentirão.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Campanha Eleitoral

Pois é meus amigos, enganam-se aqueles que pensam que já conhecem todos os candidatos às eleições legislativas.
Sábado à tarde, algum calor e um pouco de vento à mistura, e lá vou eu rumo a Belém com a Maria, para quem não conhece a minha cadelinha, para um passeio de arejo. Porém, o que era intenção ser um momento de ócio tornou-se rapidamente em trabalho, tipo campanha eleitoral, pois a Maria resolveu cumprimentar metade do parque e brincar com todas as crianças e com os pais das crianças e com os brinquedos das crianças e as crianças com ela e os pais das crianças também, enfim eramos uma "família".
Claro está, que no final eu já tinha corrido metade do parque, ou seja apague-se a ideia de que eu não gosto do desporto, sim porque eu parecia a Rosa Mota!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Primeiro Dia após as Férias Judiciais


Os Tribunais reabriram hoje após um mês oficial de férias. Férias, esse momento tão esperado por todos os cidadãos, que lhes permite ou devia permitir recuperar forças para mais um ano de trabalho.
E, a Justiça? Será que recuperou ou será que continua na mesma?
Pela primeira vez, juízes, procuradores e advogados estão de acordo quanto ao estado da Justiça em Portugal, o que é bom sinal, pois os três grandes administradores da Sra. que é cega sentem as mesmas dificuldades e pressões, o que demonstra uma certa união, raramente avistada no nosso país.
Quanto a mim, e salvo melhor opinião, penso que talvez venhamos a assistir a umas rápidas e aparentemente eficazes alterações, não nos esqueçamos que as eleições legislativas estão aí e é preciso aumentar o número de votos, pois actual poder está fortemente fragilizado. A ver vamos....