domingo, 28 de março de 2021

TÃO SIMPLES, MAS, POR VEZES, TÃO ESQUECIDO...

 

📷 Via Google

Às vezes é preciso respirar fundo,
saber respirar fundo.
Parar o tempo por um momento,
fugir de nós mesmos, da nossa condição humana.
Para voltamos mais leves e renovados,
a quem espera por nós e de nós o que de melhor temos para oferecer: um sorriso, uma palavra, um ser pronto a ouvir e a intervir, se for caso disso.
Tão simples, mas, por vezes tão esquecido...
O amor próprio de mão dada com amor ao próximo.

Tânia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

MINUTOS DE SABEDORIA #16

 


"-Tu és uma gaivota. Nisso o chimpanzé tem razão, mas só nisso. Todos gostamos de ti, Ditosa. E gostamos de ti porque és uma gaivota, uma linda gaivota. Não te contradissemos quando te ouvimos grasnar que és um gato, porque nos lisonjeia que queiras ser como nós; mas és diferente, e gostamos de que sejas diferente. Não pudemos ajudar a tua mãe, mas a ti sim. Protegemos-te desde que saíste da casca. Demos-te todo o nosso carinho sem nunca pensarmos em fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gostas de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente. É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é muito difícil, e tu ajudaste-nos a consegui-lo."

Luis Sepúlveda, in História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar 


sábado, 13 de fevereiro de 2021

MINUTOS DE SABEDORIA #15


📷 Via Google

Por ocasião do Dia do Doente, proferiu D. António Marto na homilia da Missa a que presidiu na Basílica da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, relativamente à pandemia que afecta a Humanidade, as seguintes palavras:
“constitui um choque, um abalo, que nos faz sentir mais agudamente a fragilidade da vida. Verificamos como a doença abre em todos muitas feridas e acarreta muitos sofrimentos: feridas do medo da doença, da dor, do isolamento, da solidão, do receio de perder o emprego, da angústia da morte”

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

SOL DE INVERNO

 📷 Via Pinterest 

Olho ao meu redor, está sol, está um Sol de Inverno.
A minha alma estremece, sente frio, está gelada.
O Sol de Inverno não aquece, ao invés envolve-se com o branco e o azul do frio, dilacerando aos poucos o meu ânimo.
Sinto nostalgia, tristeza, saudade. Anseio o recolhimento junto à lareira crepitante, colorida, que me afaga o espírito, que me aquece o coração.
O Sol de Inverno é, como a própria estação, frio, com pouca vida, recolhido, cansado de brilhar na Primavera e no Verão.

Tânia