terça-feira, 7 de junho de 2011

O GRITO DA GAIVOTA 5

" Inconscientemente, as pessoas em França têm um certo pudor em usar a língua gestual. E eu apercebi-me desse certo pudor. Preferem esconder-se como se tivessem algum defeito vergonhoso. Vi surdos sentirem essa humilhação durante toda a sua infância e ainda hoje não conseguirem ultrapassar completamente esse problema, falando a sua própria língua. Adivinha-se que o seu passado foi difícil. Talvez por a língua gestual ter sido proibida em França até 1976. Os gestos eram considerados indecentes, provocantes, sensuais, fazendo apelo ao corpo."

                                        Emmanuelle Laborit

Sem comentários:

Enviar um comentário