segunda-feira, 24 de agosto de 2020

SERÁ QUE O QUE NÃO NOS "MATA" NOS TORNA, REALMENTE, MAIS FORTES?


📷 Pinterest


Há anos que ouço as pessoas dizerem que o que não  nos "mata" nos torna mais fortes. Sinceramente, não  me identifico com tal afirmação. Não me identifico e acredito que muitos seres humanos também não.
Na verdade, todos já vivemos momentos difíceis nas nossas vidas, não acredito que existam excepções, porém há pessoas que vivenciaram e vivenciam momentos particularmente difíceis, duros mesmo, ao longo da sua vida. Pessoas com histórias de vida absolutamente cruéis que nos arrepiam só de ouvirmos uma parte. Estão vivas, é certo, mas estarão, realmente mais fortes? Ou, muito pelo contrário, encontram-se a sobreviver muitas vezes em prol de algo ou sem saber muito bem pelo quê.
Como diz a sabedoria popular "quem vê caras não vê corações" e quantas vezes um sorriso não esconde feias cicatrizes, feridas que não saram, saudades que aumentam.
São dores com as quais se aprendeu a viver e a conviver por forma a tornar menos difícil a existência. São dores que ensinaram a ser corajoso, a levantar-se todos os dias para mais um dia, quando simplesmente o que se queria era ficar a sós consigo mesmo. E, porquê ficar a sós? Porque aquilo que não mata, se para algumas pessoas as torna mais fortes, para outras brinda-as com fragilidade e vulnerabilidade e, para estas momentos consigo mesmas são importantes para ganhar força e coragem para enfrentar o mundo.
Coragem não é só força, segurança e certeza de que se é capaz. Coragem é também fragilidade, vulnerabilidade, medo e mesmo assim enfrentar diariamente o mundo com um sorriso nos lábios e as pernas a tremer. Porque, meus amigos, como diz o ditado "elas não matam, mas moem."

Tânia
 

Sem comentários:

Enviar um comentário