segunda-feira, 21 de junho de 2010

PARA SEMPRE NA MEMÓRIA... JOSÉ SARAMAGO

Quem me conhece, sabe que não aprecio a escrita de José Saramago, nunca concordei com as suas ideias e sempre achei que em certas ocasiões lhe davam demasiada importância, aliás numa das mensagens escritas neste blogue é nítida esta minha posição.
No entanto, o seu falecimento deixou a cultura portuguesa mais pobre, mais frágil, mais ténue, não só porque através da sua obra "ofereceu" a Portugal um Prémio Nobel, mas também porque se perdeu um escritor.
Porém, se em vida lhe prestaram muitas homenagens, talvez até em demasia, quando falece José Saramago, fortemente acarinhado pelos seus leitores, amigos e povo, é privado da presença do Chefe de Estado Português, que por acaso se encontrava em férias.
Ora, são comportamentos como estes que me deixam sem palavras... tanta cultura, tanta cultura que é importante incutir, fazer surgir e transmitir às gerações mais novas e nem uma presença com uma palavra de alento para os seus leitores, o nosso maior representante foi capaz de dar na sua última e talvez mais marcante homenagem.
Afinal, teria ou não José Saramago razões para se mudar para outro país?
Sem ser uma apreciadora da sua escrita nem uma "concordante" das suas ideias, não quero terminar esta mensagem sem dizer:
"Obrigada Saramago e um até sempre..."

Sem comentários:

Enviar um comentário