domingo, 19 de dezembro de 2010

QUANDO O NATAL SE TORNOU DIFERENTE

Há 18 anos passei aquele que foi até hoje o Natal mais triste da minha vida. Em minha casa existia materialmente tudo: presépio, árvore de Natal, prendas, doces e tudo o que qualquer ser humano associa a esta época do ano, mas o meu Pai não tinha saúde e não mais teria. Embora nos restasse a esperança de dias melhores, o ambiente que pairava era pesado, sombrio, sentiasse o frio a dor a cada minuto que passava.
A minha mãe e os meus avós paternos estavam preocupados, tristes, queriam que eu não sentisse verdadeiramente o que estava a acontecer, porém era impossível esconder a realidade, aquele era um Natal triste, era um Natal com tudo e um Natal sem nada.
O Natal seguinte já não foi em minha casa, a noite de Consoada passei em casa da minha tia, irmã da minha mãe e o dia de Natal em casa do meu tio, irmão do meu pai. Todos tinhamos o meu pai presente no coração, porém o mesmo já não se encontrava entre nós.
Ainda que de formas diferentes, estes foram até ao momento os Natais mais marcantes da minha vida, é curioso que ainda me lembro da roupa que vesti e de tudo o que aconteceu na primeira noite de Consoada sem o meu Pai.
A verdade é que já passarm todos estes anos e a época natalícia nunca mais foi a mesma para mim, aliás passou a ser uma altura do ano em que se pudesse adormecia e só acordava na véspera do Dia de Reis (num próximo post explico o porquê do meu gosto por este dia).
É por isso é que não faço desta altura do ano uma altura diferente, olho tanto para o próximo em Dezembro como no resto do ano, dou de comer a uma pessoa com fome no Natal como em Agosto e dou roupa a quem precisa o ano inteiro.
Como eu tantas outras pessoas fazem o mesmo pelo mundo inteiro e talvez tenha sido essa a razão de um dia alguém ter afirmado que, o Natal não deve ser só em Dezembro mas sim o ano inteiro.

1 comentário:

  1. Belo post! Ele ia gostar de ler (mas de certeza que se tornou numa estrelinha que toma conta de ti e sabe tudo o que se passa. Ainda me lembro da pessoa extraordinária que ele era!) Muitos beijinhos

    ResponderEliminar