terça-feira, 18 de outubro de 2011

AUTO-AJUDA LITERÁRIA. NUNCA, COMO AGORA, SE VIU UM FENÓMENO ASSIM!

Massificação! É a palavra ideal para descrever a qauntidade de livros de auto-ajuda existentes no mercado literário português.
Atenção, eu não critico quem lê, gosta e tira algo de positivo neste tipo de livros, até porque para estar a falar sobre os mesmos também tenho conhecimento sobre o assunto. Sim, também eu passei os olhos pelo "O Segredo" e mais um ou outro. Contudo, a minha vida não sofreu alterações por causa da leitura, nunca integral, destes livros, a sério quando chegava a um terço das páginas já estava entediada.
Porém, eu sou apenas uma leitora e haverá muitas pessoas a quem os mesmos têm ajudado imenso, espero eu, ou pelo menos alguma coisa, caso contrário gastaram dinheiro desnecessariamente, o que será no mínimo frustrante e poderá causar a diminuição da auto-estima pessoal do ser humano.
Ora bem, eu pelo que expus, não acredito minimamente neste tipo de literatura, pois na maior parte das vezes não passa de experiências pessoais de uma certa pessoa, no seu contexto vivencial, que resultaram exactamente porque o contexto e a personalidade daquele ser humano eram os que são explicados no maravilhoso livro que num dia de iluminação resolveu escrever.
Na realidade, eu, tu ou o Sr. tal e a Sra. tal somos pessoas diferentes com personalidades diferentes, com experiências de vida diferentes, que vivemos em lugares diferentes, ora como é que vamos aplicar a experiência dos Srs. Iluminados à nossa vida?
E depois há sempre aquelas situações de visualização de cenários com muita luz e sempre cheios de felicidade. Lindo! Já estou a ver uma pessoa deprimida a ver a luz e feliz sem recorrer á medicina! Não estou a ver nada, porque é impossível!
Por outro lado, alguém me diz qual a razão porque agora temos de andar todos felizes e contentes? Criou-se a cultura da felicidade! Mas, será que ninguém percebe que é esta mesma cultura que nos está a tornar pessoas mais angustiadas e frustradas?
Por vezes, um bocadinho de melancolia não faz mal e até nos ajuda a pensar e a orientar melhor a nossa vida, percebendo na realidade de onde vimos e para onde queremos ir.

Sem comentários:

Enviar um comentário