terça-feira, 17 de novembro de 2009

DIA DO NÃO FUMADOR

O dia de hoje é meu, é verdade, não fumo! Mas também é teu, seu, daqueles que já fumaram e não fumam... enfim, é um dia para os saudáveis, como costumo dizer.
Sim, porque isto de se fumar ou não tem muito que se lhe diga, não é apenas uma questão de saúde, um mero gesto ou uma questão do que actualmente é considerado social ou não socialmente correcto.
Vejamos...
Uma questão de Saúde:
Sem dúvida que o tabaco prejudica a saúde dos fumadores e de todos os que os rodeiam e, portanto, se se puder evitar melhor será.
Todavia, sou daquelas pessoas que, apesar de não fumadora, tem uma visão do tabaco um pouco diferente dos outros. Isto porque, por motivos pessoais, que não explanarei, considero que todos os seres humanos têm o seu dia para partirem deste mundo e, sendo assim, tanto faz fumar como não... quando esse dia chegar lá vamos nós... se se morre tendo como causa um cancro pulmunar e se se era um fumador... sim, talvez se pudesse ter evitado ou não... mas, e se se é fumador e se morre por causa de um tumor que envia metastases para todos os órgãos excepto para os pulmões, que dizer? Ironia do destino?
Um mero gesto:
Sim, é verdade existem pessoas que por várias razões começaram a fumar e actualmente o fazem porque têm necessidade de ter algo entre os dedos. Por mero gesto de sedução... não creio, nos dias que correm a sedução encontrou outros meios mais efeicazes.
Ser ou não socialmente correcto:
Hoje fumar é socialmente incorrecto. Primeiro, segundo estudos científicos o tabaco faz mal à saúde de todos; segundo, é uma forma de proliferação de negócios menos lícitos e enriquecimento de grandes barões; terceiro, não é fashion; quarto, é caro e prejudica o orçamento familiar e em tempos de crise...
Enfim, podia estar aqui uma tarde a dissertar sobre o acto de fumar ou não fumar, mas seria maçador para todos.
No fundo, fumar ou não, é uma decisão que cabe a cada um de nós em particular com o demais respeito para com os outros.
Eu optei por não fumar, mas respeito qualquer fumador que me respeite!

Sem comentários:

Enviar um comentário