segunda-feira, 11 de maio de 2020

INSPIRA... EXPIRA... RESPIRA............

Respirar: Aspirar e expelir consecutivamente o ar por meio dos pulmões, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Até aqui todos nós sabemos! Porém, estaremos a fazê-lo correctamente, conscientemente e de forma a melhorarmos a nossa saúde?

Nos últimos tempos, sim pois a quarentena deu para reflectir sobre algumas coisas, dei por mim a suspirar, ou seja, a inspirar e a expirar pausadamente. A verdade, é que após algumas respirações lentas comecei a sentir-me mais tranquila naqueles momentos. Dessa forma, comecei a pesquisar sobre os benefícios da respiração correcta e a praticar por alguns minutos. E... na realidade, comecei a sentir-me menos ansiosa e mais tranquila.

Deixo-vos a sugestão: inspirar lentamente.... expirar lentamente, algumas repetições e sentir-se-ão mais tranquilos...........................................

Todavia, não é apenas este o benefício da respiração consciente e pausada. Segundo a revista Saber Viver são 11 os benefícios da respiração correcta, nomeadamente:
1 - Menos stress;
2 - Alongamento dos músculos;
3 - Mais nutrientes;
4 - Tranquilizante natural;
5 - Pele e cabelo jovem;
6 - Mais fluxo de sangue nos ovários;
7 - Mais energia;
8 - Defesa contra infecções e doenças;
9 - Postura corporal correcta;
10 - Menos tóxinas;
11 - Zona pélvica tonificada.

Agora, perguntam-me "andas sempre calma, não te enervas?" Claro que me enervo! Todavia, quando acontece lembro-me de respirar profundamente e aos poucos vou melhorando. Afinal, aquele velho conselho, "respira fundo..." tem toda a razão de existir.

Tânia

Sem comentários:

Enviar um comentário