sexta-feira, 1 de outubro de 2010

OUTUBRO: O MÊS DEDICADO À PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA


Há cerca de 30 anos foi diagnosticado à minha avó paterna cancro da mamã. Se, ainda agora, apesar do avanço da ciência e sensibilização feminina  para um diagnóstico precoce, esta doença nos assusta, imagine-se há três décadas...
Porém, a minha avó não se deixou vencer pelo medo e com o apoio dos filhos, noras e marido foi submetida a uma cirúrgia na qual lhe retiraram os dois seios e com acompanhamento e vigilância constante venceu esta luta, tendo vivido mais 29 anos.
Se me perguntarem, não me lembro de ver a minha avó sofrer durante a doença, lembro-me sim do dia em que foi operada e da sua vida após o cancro da mama, lembro-me da sua posterior fragilidade física provocada por sessões de quimiopterapia, por não ter o seu corpo completo e ter de usar sutiãs com próteses, do medo do regresso da doença, mas de ter colocado a hipótese de desistir, não me lembro.
Isto foi há 30 anos e a minha avó venceu o cancro da mama, agora cabe-nos a nós e não digo, apenas mulheres, pois este é um problema que também pode atacar os homens, prevenir e ajudar a que seja feito um diagnóstico precoce. Porque, além dos médicos, não há quem melhor explique o que fazer, aqui ficam os dois sitios que considero mais importantes para obter informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento:




PS: Durante o mês de Outubro todos os post sdo blog terão presente o laço rosa, como forma de lembrar a prevenção do cancro da mama.


Sem comentários:

Enviar um comentário