Ontem disseram-me, para não levar a mal, mas que não gostavam nada de Advogados... Não levei a mal, porém fiquei ligeiramente incomodada e triste, afinal é a minha profissão e sinceramente, gosto muito de fazer o que faço.
É claro que, seja qual for o ramo em que se trabalhe, existem sempre bons e maus profissionais, pessoas com princípios e valores e outros a quem estas palavras não dizem nada. Todavia quando falam da Advocacia rotulam os seus profissionais como seres sempre prontos a enganar o cidadão.
Esta visão redutora destes profissionais forenses entristece-me, é claro que ouço as notícias e leio jornais e até percebo que a mediatização da justiça também não nos foi favorável, mas daí a concluírem que a culpa é sempre nossa, vai uma grande distância.
Na verdade, eu gosto e tenho muito orgulho em ser Advogada, e olhem que atravessamos tempos que não são nada fáceis, gosto de ajudar os cidadãos a resolver os seus problemas, aconselhá-los a tomarem as melhores posições na sua vida, orgulho-me de já ter terminado com algumas desavenças entre pessoas e orgulho-me de ter sido a "amiga / psicóloga" que algumas pessoas precisavam, sim porque por vezes basta apenas ouvir e quem está à nossa frente já esboça um sorriso...
A única situação que me deixa menos realizada é a pouca protecção e defesa que posso oferecer aos nossos animais, pois apesar de já existir alguma legislação que os proteja, ainda há muito para fazer, mas mesmo muito.
No entanto, apesar de tudo o que possam dizer dos Advogados, eu gosto muito daquilo que faço e faço porque gosto, pois mesmo que nem sempre se faça justiça (isto conduzir-nos-ia a outra conversa...), pelo menos eu tentei e se não mudar o mundo se conseguir lá pôr um tijolo, já sou feliz!
Sem comentários:
Enviar um comentário